Notícias



Gravidez e os riscos do uso de medicamentos sem orientação

O uso incorreto pode acarretar malformações, deficiências funcionais, retardo do crescimento e até mesmo a morte.
Visualize fotos

A gravidez é um período delicado, que exige mudança de hábitos para garantir a segurança do bebê e da mãe. Entre os cuidados que a futura mamãe deve ter, está o consumo de medicamentos, para que eles não prejudiquem o feto. O uso incorreto pode acarretar malformações, deficiências funcionais, retardo do crescimento e até mesmo a morte. Além dos medicamentos comuns, a grávida também deve evitar alguns fitoterápicos, homeopáticos, vitaminas, florais e cosméticos.

O risco acontece pelo fato de não existir barreira de proteção entre o feto e a mãe para evitar o contato das substâncias ingeridas pela grávida. A placenta é uma membrana permeável à maioria das substâncias ingeridas pela gestante e não atua como barreira de proteção. O maior cuidado deve ser tomado durante os três primeiros meses de gestação, pois é o período em que se inicia o desenvolvimento dos órgãos do embrião.

Vários estudos realizados classificaram os medicamentos em cinco categorias de risco para a gravidez. Não existem medicamentos que sejam completamente seguros para uma gestante. Por isso, é de extrema importância que ela sempre consulte o médico antes de utilizar qualquer medicamento.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. 




Publicado em: 03 de agosto de 2018

Publicado por: Universidade de São Paulo (USP)

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Sessão Solene de Posse do Prefeito, Vice e Vereadores eleitos será dia 1º de janeiro, às 16 h, no Plenário Humberto Pellegrini, da Câmara Municipal de Itapetininga

13 de dezembro de 2024

    A Sessão Solene de Instalação da 19ª Legislatura e Posse dos Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeita eleitos, será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, a partir das 16 h, no Plenário Humberto P...

Leia Mais

Cristiane Cardena reivindica revitalização do Parque Municipal São Francisco de Assis

13 de dezembro de 2024

   A vereadora Cristiane de Fátima Cardena, através da Indicação 396/2024, está solicitando, à Prefeitura Municipal de Itapetininga, a restauração e revitalização do Parque Municipal São Francisco...

Leia Mais

Marcos Nanini solicita recapeamento de ruas nos Jardins Mesquita, Marabá Vieira de Moraes e Vila Popular

13 de dezembro de 2024

    O vereador Marcos José Nanini de Oliveira, através da Indicação 397/2024, está solicitando à Prefeitura, o recapeamento das ruas dos Jardins Mesquita, Marabá, Vieira de Mores e Vila Popular.

Leia Mais

Aprovado projeto do Bispo André, denominando de Luis Claudio Zanzarini via pública do Município

13 de dezembro de 2024

    A Câmara Municipal de Itapetininga aprovou o Projeto de Lei 155/2024, de autoria do vereador Bispo André Luiz Bueno, dispondo sobre a denominação de Luis Cláudio Zanzarini a via pública localiz...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!