No Brasil, gramas do gênero Zoysia apresentam potencial para ampliar sua comercialização, por terem características agronômicas e comerciais desejáveis, como textura da folha, velocidade de crescimento, tolerância a seca e pragas, resistência ao pisoteio, dentre outras, o que as torna de grande interesse para os consumidores.
A grama Zoysia japonica é uma das mais cultivadas no país, pela facilidade de adaptação às regiões de clima quente. Visando à expansão da comercialização de gramas, o professor Antonio Orlando Di Mauro, do Departamento de Fitotecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Câmpus da Unesp de Jaboticabal, deu início a um programa de cruzamentos entre espécies pré-selecionadas desse gênero.
“Havia um interesse para o desenvolvimento e o lançamento de novos cultivares de gramas no mercado brasileiro envolvendo híbridos de Zoysia spp., devido ao fato de serem considerados promissores, competitivos e portadores de características agronômicas e comercias desejáveis”, comenta o professor, advertindo que eram escassas as pesquisas desenvolvidas com essa espécie na área de melhoramento genético. “Desse estudo resultaram 151 híbridos, que serão avaliados agora em parcelas maiores (2,0 x 2,0 metros) em campo experimental”, assinala.
O programa foi conduzido em casa de vegetação pertencente à FCAV e as hibridações foram realizadas entre os diversos cultivares de Zoysia spp. Para analisar diferentes populações portadoras de bons atributos agronômicos e comerciais, foram realizadas caracterizações agronômicas e avaliações de tolerância a seca, pragas e doenças (infestação e infecção natural), bem como a avaliação dos descritores morfológicos dos híbridos obtidos.
Para a confirmação dos cruzamentos entre os cultivares, foram utilizados marcadores microssatélites (SSR), também usados para estimar a diversidade genética e fenotípica entre os cultivares de grama do gênero Zoysia, já que não há na literatura informações dessa natureza.
Publicado em: 25 de julho de 2018
Publicado por: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Sessão Solene de Instalação da 19ª Legislatura e Posse dos Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeita eleitos, será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, a partir das 16 h, no Plenário Humberto P...
A vereadora Cristiane de Fátima Cardena, através da Indicação 396/2024, está solicitando, à Prefeitura Municipal de Itapetininga, a restauração e revitalização do Parque Municipal São Francisco...
O vereador Marcos José Nanini de Oliveira, através da Indicação 397/2024, está solicitando à Prefeitura, o recapeamento das ruas dos Jardins Mesquita, Marabá, Vieira de Mores e Vila Popular.
A Câmara Municipal de Itapetininga aprovou o Projeto de Lei 155/2024, de autoria do vereador Bispo André Luiz Bueno, dispondo sobre a denominação de Luis Cláudio Zanzarini a via pública localiz...