Chamando atenção para falta de professores durante o ano letivo, para atender às salas em caráter de substituição e que em muitos casos agentes de desenvolvimento escolar ficaram com as salas, e em outros, os alunos foram divididos nas demais classes e lembrando a necessidade em se cumprir os 200 dias letivos e tentar garantir a aplicabilidade dos conteúdos programados para cada série e destacando a preocupação, insegurança e discordância com a sugestão do modelo de Ata de Atribuição enviada aos Diretores, onde cita que as turmas poderão se tornar mistas no decorrer do ano para atender a demanda além de proibir que as escola dispensem os alunos ou reduzam as horas letivas previstas na Lei n 9394/96, a vereadora Denise Franci Martins de Castro está solicitando à Prefeitura Municipal as seguintes informações: O Diretor terá respaldo legal da SME e Recursos Humanos para garantir os duzentos dias letivos? A SME designará Professor em caráter de substituição quando o responsável pela Unidade Escolar esgotar suas buscas? Quando a resolução cita "Nenhuma escola poderá dispensar os alunos", com quem as crianças ficarão e de que forma terão os conteúdos apropriados e previstos para a série? A SME pode ser mais esclarecedora quando sugere na Ata de Atribuição que as salas podem se tornar mistas durante o ano letivo para atender à demanda? Requeremos ainda, seja realizado concurso público para os cargos de Supervisor de Ensino, a criação dos cargos de Coordenador Pedagógico e Professor de Educação Inclusiva, para que estes não sejam retirados da sala regular.
Leia MaisChamando atenção para o fato de que a segurança e a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica são essenciais para o bem-estar da população, e chamando atenção para o fato de que diversos postes de energia elétrica no Jardim Santa Inês apresentam sinais de desgaste e comprometimento, podendo representar riscos à segurança e ao serviço prestado, em especial, o poste localizado em frente ao nº 217 da Rua Adalberto Cardoso de Almeida, que apresenta sinais evidentes de deterioração, comprometendo a segurança dos moradores e a qualidade do fornecimento de energia, o vereador Samuel de Oliveira está solicitando informações à Prefeitura e CPFL, sobre a possibilidade de Avaliação Técnica e Substituição de Postes de Energia Elétrica no Jardim Santa Inês.
Leia MaisLembrando que o uso de escapamentos irregulares ou modificados em motocicletas resulta em ruídos excessivos que ultrapassam os níveis permitidos pela legislação, prejudicando a qualidade de vida da população em geral e que o impacto do barulho é ainda mais prejudicial para pessoas em situações de vulnerabilidade, especialmente crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e destacando que os impactos da poluição sonora também afetam outras populações sensíveis, como idosos, pessoas com problemas auditivos ou de saúde mental, e até mesmo a concentração e produtividade em áreas urbanas, o vereador Uan Moreira, está solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga, à Polícia Militar e à Guarda Municipal de Itapetininga que intensifiquem as ações de fiscalização para identificar e autuar motocicletas que utilizam escapamentos irregulares ou modificados, priorizando áreas residenciais, próximas a escolas, centros de tratamento e locais de alta circulação de crianças, idosos e pessoas com TEA.
Leia MaisO vereador Antonio Etson Brun apresentou Moção de Congratulações ao Sr. Rogério Camilo, por sua relevante participação na comunidade, com ações de conscientização para proteção e preservação do meio ambiente, através da criação e preservação de abelhas nativas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas.
Leia MaisO vereador Miguel Arcanjo Máximo de Jesus (Miguel Turmeiro), através de requerimentos, está solicitando a construção de ciclofaixa e ciclovia na Rodovia Gladys Bernardes Minhoto. Solicita, também, a instalação de uma caixa reservatória para os Bairros da Pescaria e do Retiro.
Leia Mais
A vereadora Catarina Aparecida Nanini Motta, através do requerimento 469/2024, está solicitando, com urgência, à Prefeitura Municipal de Itapetininga, a revitalização das estradas rurais, com patrolamento e inserção de cascalho, nas localidades Estrada Júlio Vieira, Rua Misael Alves de Oliveira, Estrada Cesário Tognarelli, Estrada Hermelino Duarte e Estada José Soares dos Santos.
Leia MaisAfirmando ter sido procurada por diversos munícipes relatando cortes no pavimento asfáltico, feitos pela SABESP, mal recapados e em alguns pontos com valetas abertas, colocando em risco as pessoas que trafegam por essa via, a vereadora Catarina Aparecida Nanini Motta, está solicitando à SABESP as seguintes informações: Qual data será possível visita in loco para averiguar o problema? Após a visita, verificado o problema, qual data será iniciado o serviço para a solução definitiva desse transtorno?
Leia MaisChamando atenção para a extrema importância da qualidade de vida e de segurança dos moradores com um bairro devidamente iluminado e afirmando que na Rua Antônia de Medeiros Ferreira existem lâmpadas queimadas, estando com baixa iluminação e por essa razão se tornando um local perigoso, a vereadora Cristiane de Fátima Cardena está solicitando à Prefeitura Municipal informações sobre a instalação de lâmpada no poste localizado na Rua Antônia de Medeiros Ferreira, Jardim Bela Vista, em frente à casa de número 554.
Leia MaisAfirmando que cerca de 20 famílias vivem na Rua José Irias Pires – Bairro Chapada Grande e destacando que o saneamento básico é um direito da população e é fundamental para a preservação ambiental e a saúde pública, pois evita a contaminação do solo e da água, reduzindo a poluição e prevenindo doenças, o vereador José Carlos Felipe de Almeida(Zé da Escola) está solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga e à SABESP informações sobre a construção da rede de coleta de esgoto na Rua José Irias Pires, Chapada Grande.
Leia MaisLembrando que a água é um bem de primeira necessidade onde a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda como valor mínimo de água para satisfação das necessidades básicas individuais (beber, cozinhar e higiene elementar) 20 a 50 litros diários, devendo ser garantido o acesso a uma quantidade mínima de água para a saúde e bem-estar, direito indiscutível face à situação econômica dos cidadãos e afirmando que os moradores dos Bairros do Retiro e Pescaria relatam falta de água tratada no bairro provocando o consumo de água de minas, o vereador Miguel Arcanjo Máximo de Jesus, está solicitando à Prefeita Municipal e à Empresa de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP, informações sobre a possibilidade da instalação de um poço artesiano nos Bairros do Retiro e Pescaria, para atender todos os moradores.
Leia MaisChamando atenção para o grande número de crianças que aguardam uma vaga em período integral, pois é notório a necessidade dos responsáveis em trabalhar o dia todo para compor o orçamento da casa e lembrando que há uma única creche na Vila Piedade que atende suas crianças e as dos bairros circunvizinhos, estando na sua capacidade máxima e destacando crescimento dessa região provocando o deslocamento das crianças para regiões distantes para estudar, a vereadora Denise Franci Martins de Castro, está solicitando à Prefeitura Municipal informações sobre a construção de uma escola em período integral no alto da Vila Santana para atender esse bairro e os circunvizinhos, Jardim Santa Inês, Vila Maria Isabel, Vila Salém, Vila Godói e Jardim das Rosas.
Leia MaisLembrando a recente inauguração do Posto Avançado 24 horas da Guarda Municipal na Praça João Batista Vicente – Comendador Pedraco, promovendo maior segurança à região e seus frequentadores e destacando a existência um posto da Guarda Municipal instalado na Lagoa Regina Freire, local que também conta com grande circulação de moradores e visitantes, sendo um importante ponto de lazer e convivência para a comunidade e afirmando que o funcionamento 24 horas do posto ampliaria a sensação de segurança pública para os frequentadores e os moradores das adjacências, prevenindo incidentes e contribuindo para o bem-estar geral, o vereador José Eduardo Gomes Franco, solicita à Prefeitura Municipal informações sobre a possibilidade de o posto da Guarda Municipal na Lagoa Regina Freire passar a funcionar 24 horas, nos moldes do Posto Avançado recém inaugurado na Praça Comendador Pedraco.
Leia MaisA Câmara Municipal de Itapetininga aprovou Projetos de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Itamar José Martins, concedendo o Título de Cidadão Itapetiningano, respectivamente ao Sr. Eduardo Rodrigues Jardim, ao Sr. Valdenir Leal de Oliveira e ao Sr. Gilberto Aparecido Barbosa França.
Leia MaisA Câmara Municipal de Itapetininga aprovou Projeto de Lei 147/2024, de autoria do Vereador Samuel Moreira, dando o nome do Sr. Darcy Thibes do Canto à via Pública localiza no Loteamento Jardim São Carlos.
Leia MaisO vereador Matheus Ribeiro de Almeida Santos, através de indicação, está solicitando à Prefeitura de Itapetininga a instalação de “lombadas eletrônicas” no Distrito do Rechan, com a proposta de contribuir para a melhora no trânsito local, evitando o excesso de velocidades de alguns veículos que circulam pelo mencionado distrito.
Leia Mais