Chamando atenção para o fato de que descarte correto do lixo gerado pelas cidades é um grande problema em todo o mundo e atualmente, Itapetininga e região produzem quantidade considerável de resíduos e que existe a possibilidade de separação e reaproveitamento do lixo para geração de energia, estando descritas, inclusive na Lei Orgânica do Município, o vereador José Eduardo Gomes Franco (Dudu) está solicitando ao Prefeito Municipal e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente o levantamento e estudo técnico para elaboração de edital ou instrumento normativo, para instalação de uma usina de processamento de lixo, através de licitação, concessão, conforme a Lei Orgânica do Município, título V, Disposições Finais e Transitórias, artigo. 9º e parceria público-privada.
Leia MaisChamando atenção para o fato de que muitas munícipes vítimas de agressão desconhecem a oferta de assistência e acolhimento como: “Centro de Referência de Atendimento às Mulheres”, “Delegacia de Defesa a Mulher”, “Sala Lilás” (vinculada à Polícia Civil do Estado de São Paulo), e “180”, e que estes serviços possuem baixa divulgação no Município de Itapetininga, a vereadora Marina Nalesso Mariano está solicitando ao Prefeito Municipal investimento em divulgação dos serviços de prestação de assistência às mulheres vítimas de agressão, como a Delegacia de Defesa da Mulher”, “CRAM”, “Sala Lilás” e “180”.
Leia MaisAfirmando que as ruas do Jardim Oscarlandi, no Distrito do Rechan, encontram-se em situação precária de manutenção e que com as últimas chuvas, os pequenos buracos que haviam nas ruas aumentaram consideravelmente, trazendo transtornos aos usuários, o vereador George Felipe Oliveira de Araújo está solicitando ao Prefeito Municipal a manutenção, com operação tapa-buracos, no Jardim Oscarlande, no Distrito do Rechan.
Leia MaisLembrando que o transporte ferroviário é o modal mais econômico para o transporte de cargas, assim como um dos mais seguros e que Itapetininga possui importante ramal ferroviário, com ligação à região de Campinas e ao porto de Santos, beneficiando a exportação da produção agrícola, além da ligação ferroviária para a região sul, sendo possível também sua extensão até Curitiba e destacando que entre 2006-2007 foram realizados, pela gestão municipal, estudos para a implantação do contorno ferroviário, com a transposição da linha férrea, saindo do centro da cidade , o vereador Marcos José Nanini de Oliveira está solicitando ao Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, ao Governador do Estado Tarcísio de Freitas, à Deputada Federal Simone Marqueto e ao DNIT, as seguintes informações: O Projeto de transposição da linha férrea de Itapetininga é de conhecimento desse Departamento e dos senhores (as)? É possível informar se o mencionado projeto se encontra em andamento? É de interesse do atual governo a realização das obras de transposição da linha férrea em Itapetinga?
Leia MaisO vereador Leonardo Corrêa Ayres Branco solicita, através de indicação apresentada a sessão ordinária do último dia 21 de março, a limpeza na Rua Osório Soares, próximo ao número 84, local com descarte irregular de resíduos.
Leia MaisO vereador Dogomar Marcondes dos Santos está solicitando, através de indicação, a manutenção das estradas com máquinas e cascalhamento em todas as ruas do Bairro Porto Velho, principalmente na estrada que liga os bairros do Porto ao Viracopos.
Leia MaisO vereador Claudinei José Ramos (Nino) apresentou Moção de Congratulações ao Senhor Eder da Silva Costa, Secretário Municipal de Finanças de Itapetininga/SP. Em sua justificativa, destacou o brilhante papel do mesmo na Secretaria Municipal de Finanças e nas demais Secretarias Municipais das quais esteve à frente, tendo desenvolvido várias ações e prestado relevantes serviços ao Município de Itapetininga, sempre trabalhando com competência, seriedade e respeito ao poder público e seus contribuintes, além de sempre atender a todos com enorme carinho, dedicação, educação e respeito, demonstrando que além de um ótimo profissional, também é um grande ser humano.
Leia MaisA Câmara Municipal de Itapetininga aprovou, por maioria, na sessão ordinária de 14 de março de 2023, o Projeto de Lei nº 223/2022, de autoria do Vereador Antonio Etson Brun, dispondo sobre a substituição do uso de sacos plásticos de lixo e sacolas plásticas e dá outras providências. O projeto, com nove artigos, foi amplamente debatido, assim como os substitutivos e a emenda, e uma vez sancionado pelo Executivo, deverá entrar em vigor em 18 meses. Para o efeito da lei, entende-se por sacos de lixo ecológicos, os confeccionados em material biodegradável ou reciclado e por sacolas ecológicas as confeccionadas em material biodegradável ou sacola retornável. Considera-se material biodegradável aquele que apresenta degradação por processos biológicos, sob a ação de microrganismos, em condições naturais adequadas.
Leia MaisAfirmando que foi procurado pelo presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de Itapetininga – AMAI, que relatou problemas referentes ao trânsito do município e que ao transitar pelo município é possível verificar diversas irregularidades, o vereador Marcos José Nanini de Oliveira está solicitando ao Prefeito e ao Secretário de Trânsito, as seguintes informações: Com que frequência é realizada fiscalização de trânsito no município? Favor enviar cópia do relatório dessas fiscalizações. Quantos funcionários compõem atualmente o setor de fiscalização de trânsito dessa Secretaria? Existe projeto em andamento no município para a regulamentação do transporte por aplicativo? O parklet instalado na rua Cel. Fernando Prestes, em frente à um restaurante foi autorizado por essa Secretaria? Se sim, favor encaminhar cópia da autorização. Qual a atitude da Secretaria quando recebe denuncia que estabelecimentos estão “guardando” vagas com cones em frente dos seus prédios?
Leia MaisLembrando que a Rua Claudionor Belarmino, localizada na Vila Mazzei, é a única via do bairro que ainda não possui pavimentação, e que moradores sofrem grandes transtornos, tanto pela poeira excessiva durante os períodos de estiagem, quantos pela formação de lama nos períodos chuvosos, além de buracos e depressões na via e destacando a visita ao local no dia 11 de março de 2022, quando foi informada que a realização da pavimentação daquela rua, é objeto de contrapartida por parte da empresa Pacaembu Construtora, a vereadora Marina Nalesso Mariano está solicitando ao Prefeito Municipal informações sobre a contrapartida de pavimentação da Rua Claudionor Belarmino, localizada na Vila Mazzei, por parte da EMPRESA Pacaembu Construtora.
Leia Mais