O vereador Antonio Etson Brun, apresentou Moção de Apelo à Prefeita de Itapetininga, reivindicando implantação do Projeto “VIVA RUA SP” em nosso município. Em sua justificativa, o autor afirma que apresentou Moção de Apelo para elaboração de decreto que regulamenta a instalação de “Parklets” e que a Secretária de Turismo do Estado de São Paulo, apresentou o Programa “VIVA RUA SP”, incentivando a ocupação de calçadas e leitos carroçáveis (ocupação de vagas, provocando um estreitamento da rua) por estabelecimentos comerciais, sobretudo restaurantes e bares. A ideia é a de estimular a atividade comercial, através da liberação de parte das calçadas e ruas para uso das pessoas a partir da extensão das mesas dos restaurantes e bares. Essa melhor prática aumenta a capacidade de atendimento dos estabelecimentos; torna o espaço urbano se mais vivo, dinâmico e seguro; além de encorajar e incentivar os cidadãos a utilizarem o espaço urbano com ênfase no pedestre. Destacou também que o Viva Rua SP ainda permite que os empreendedores do ramo de bares e restaurantes recebam seus clientes com um distanciamento social adequado às normas da OMS juntando ainda as cartilhas com detalhamentos do Projeto “VIVA RUA SP”.
Leia MaisA Câmara Municipal de Itapetininga aprovou projeto de autoria do vereador Uanderson Clayton de Oliveira Moreira, dando o nome do Sr. Antônio Lourenço Aliaga a via pública do Loteamento Residencial Lisboa. O autor fez uso da palavra, enaltecendo as elevadas qualidades do homenageado.
Leia MaisA Câmara Municipal de Itapetininga aprovou projeto de autoria do vereador Antônio Carlos Marconi, dando o nome Antônio Ferreira de Proença a via pública do Loteamento Residencial Parque Itapê. Na justificativa, o autor enalteceu as qualidades do homenageado.
Leia MaisO Vereador Claudinei José Ramos apresentou Moção de Congratulações aos funcionários do CEPROM- Centro Profissionalizante Municipal de Itapetininga, pelo zelo, dedicação e eficiência. O CEPROM tem um papel de enorme importância na profissionalização em nosso Município.
Leia MaisO Vereador George Araújo apresentou Moção de Congratulações aos integrantes da Operação Itapê Mais Segura pelo grande trabalho realizado em nosso Município, envolvendo Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e fiscalização da Prefeitura Municipal. Durante sua manifestação, o autor destacou a operação de grande envergadura realizada na semana anterior, para garantir a segurança e a tranquilidade da população.
Leia MaisO vereador Itamar José Martins, em Moção de Repúdio subscrita também pelo vereador André Luiz Bueno, condenou a invasão à Igreja Nossa Senhora do Rosário, durante a celebração de missa em Curitiba, por manifestantes liderados pelo Vereador Renato Freitas – PT, portando várias bandeiras partidárias, proferindo palavras como “racistas” e “fascistas” à igreja, causando assim grandes transtornos aos fiéis que estavam assistindo à missa. Na justificativa da Moção, foi enfatizado que o ato foi totalmente contrário ao que é permitido pela nossa Carta Magna (artigo 5°, inciso VI), destacando ainda que o mencionado vereador, de maneira impulsiva, agressiva e arbitrária, se valeu de sua liberdade de expressão, impedindo que fiéis celebrassem a sua fé e crença, denegrindo não só o templo, mas também a autoridade religiosa que estava presidindo a celebração da missa. Na Moção, é solicitado que a mesma seja encaminhada ao Ministro do STF André Mendonça, ao Deputado Federal Jefferson de Campos, ao Deputado Estadual Carlos Cezar, ao Bispo Diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, e à Igreja Nossa Senhora do Rosário Praça Garibaldi em São Francisco PR, para que sejam tomadas as providências cabíveis ao fato em questão.
Leia MaisA vereadora Marina Nalesso está lembrando do grande número de munícipes residentes no Conjunto Habitacional Estância Quatro Irmãos, localizado nas proximidades da Av. Wenceslau Braz que sofrem transtornos, tanto pela poeira nos períodos de estiagem, quanto pela lama nos períodos chuvosos, além do risco de acidentes devido à grande quantidade de buracos, depressões na pavimentação asfáltica e resíduos arenosos. Por isso, ela reivindica à Prefeita Municipal a realização de obra de recapeamento das vias do Conjunto Habitacional Estância 4 Irmãos.
Leia MaisA Vereadora Catarina Aparecida Nanini Mota, lembrando do grande fluxo de veículos que trafegam pela Avenida José de Almeida Carvalho e dos inúmeros acidentes ocorridos na via, inclusive com ocorrência de vítimas fatais, está solicitando à Prefeita Municipal e Secretaria de Trânsito, a implantação de semáforo de 3 fases nos cruzamentos das vias: Av. José de Almeida Carvalho com a Rua Otávio de Freitas. Em sua manifestação, a autora lembrou que acidentes graves já ocorreram na localidade.
Leia MaisO vereador Leonardo Corrêa Ayres Branco, afirmando que moradores dos Bairros Vida Nova Itapetininga 2 e Vila Mazzei relatam furtos e invasões, o que os deixa preocupados com a segurança pessoal e de seus patrimônios e que no local existem mais de 1200 moradias e muitas casas ainda se encontram vazias e sem muros, está solicitando à Prefeita Municipal e à Polícia Militar informações sobre a possibilidade de intensificar ações e patrulhamentos nos referidos bairros.
Leia MaisO Vereador Eduardo Prando (Codorna) afirmando que há um alto número de pessoas que não retornaram para vacinar-se com a dose de reforço e que um dos grandes motivos dessa falta de retorno, é que muitos moradores, principalmente dos bairros mais distantes, encontram dificuldade de transporte e dificuldades financeiras para utilizarem outros meios de transporte, já que o transporte público que está desfalcado, além do que houve um aumento significativo de infectados com o Coronavírus, está solicitando à Prefeita Municipal e Secretária de Saúde, informações, sobre a possibilidade de serem aplicadas as vacinas nas Unidades de Saúde dos Bairros do município de Itapetininga, facilitando a locomoção dos vacinados e a logística adequada para a aproximação das comunidades locais, com o objetivo de diminuir o número de faltosos para a dose de reforço.
Leia MaisO Vereador Gê Araújo, lembrando que o Distrito do Rechan fica a aproximadamente 40 km da área central do município e que a população flutuante local pode chegar a 12mil habitantes e no dia a dia aproximadamente 10mil habitantes está solicitando à Prefeita Municipal informações sobre a possibilidade de alocação, no Distrito do Rechan de uma base fixa da GCM e/ou PM.
Leia MaisO Vereador Dudu Franco, afirmando que o Bairro Nascente foi inaugurado há quase 7 anos, e que, atualmente boa parte de suas ruas já possui nome e também contam com o código de endereçamento postal – CEP, porém, ainda não possuem o serviço de entrega de mercadorias e correspondências por parte dos Correios, obrigando o morador ir até a agência e fazer a retirada do produto, o que tem causado muitas reclamações e transtornos, está solicitando à Prefeita Municipal, à Secretaria Municipal de Planejamento e à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ‘Correios, a implementação do serviço de entrega de correspondências e mercadorias nas residências desse bairro.
Leia MaisO Vereador Matheus Ribeiro, enfatizando que a Praça Oscar Leonel é de uso dos munícipes para fins de lazer, necessita de banheiros em condições saudáveis para uso dos mesmos, está solicitando à Prefeita Municipal reformas dos dois banheiros situados nessa praça, no Distrito do Rechan.
Leia MaisO Vereador Miguel Turmeiro, lembrando que realizou vários pedidos para informatizar o setor de fichários do cemitério e que o cemitério São João Batista é um dos mais velhos em atividade, fundado em 1898, havendo necessidade de construção de um novo Cemitério Municipal, está reivindicando à Prefeita Municipal de Itapetininga informações sobre a possibilidade de informatizar o setor de fichários do Cemitério São João Batista e também a construção de um novo cemitério municipal, para atender os munícipes.
Leia MaisO vereador Etson Brun, chamando atenção para a Lei nº 5.264/08, especificamente os programas Bolsa Moradia e a Locação Social, que são de caráter transitório e emergencial, e lembrando que a Lei não prevê um prazo limite para as famílias beneficiárias, está solicitando à Secretaria de Promoção Social as seguintes informações: Quantas famílias participam dos programas Bolsa Moradia e Locação Social? Quais os critérios para escolha das famílias? Existem famílias beneficiárias que estão há mais de um ano nos programas? Se sim, quantas? Outras informações julgadas de importância.
Leia Mais