Lembrando que cirurgia e traumatologia buco- maxilo- facial (CTBMF) é a área, a especialidade odontológica que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, planejamento, tratamento e controle das enfermidades, traumatismos, lesões e deformidades dento-faciais, congênitas e adquiridas, do aparelho mastigatório e anexos, bem como de estruturas crânio-faciais associadas, o vereador Mario Carneiro Neto está solicitando à Prefeita Municipal e à Secretária de Saúde a contratação, com extrema urgência, de um cirurgião buco maxilo facial no Hospital de Itapetininga.
Leia MaisDestacando a extrema importância da segurança dos alunos das nossas escolas, e que a Guarda Municipal só consegue se deslocar até as escolas quando acionadas, o vereador Marcos dos Santos Silvério apresentou requerimento, solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga as seguintes informações: 1- Existe a possibilidade de implantação de câmeras de segurança nas escolas? 2- Seria possível que essas câmeras tivessem acompanhamento, em tempo real, pela Guarda Civil Municipal? 3- Demais informações.
Leia MaisConsiderando que a Rua Sebastião Pinto- Vila Cubatão, é uma via estreita, com calçadas muito restritas e que não comporta o tráfego de veículos pesados, o vereador Waldemir de Barros destacou que a atual mão de direção de só descer favorece a alta velocidade , colocando em risco os pedestres, inclusive crianças e adolescentes que frequentam escolas próximas, o vereador Waldemir de Barros apresentou requerimento, solicitando à Prefeita urgentes providências, para alterar a mão de direção para “só subir”, no sentido da Rua Cesário Mota para a Rua Quintino Bocaiuva, bem como proibir o tráfego de caminhões neste trecho, culminando com as devidas e necessárias sinalizações de trânsito vertical e horizontal.
Leia MaisNo Próximo dia 31 de outubro, às 19 h, será realizada, no Plenário Humberto Pellegrini, uma Audiência Pública sobre o Projeto de Lei 106/2019, que dispõe sobre Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021 e dá outras providências; Projeto de Lei 107/2019, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para a elaboração da Lei Orçamentária do Exercício de 2020; e o Projeto de Lei 108/2019, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Itapetininga para o exercício de 2020 e dá outras providências. O Presidente Itamar José Martins convida toda a população.
Leia MaisNo próximo dia 17 de outubro, às 19.30 h, a Câmara Municipal de Itapetininga estará, em sessão solene, no Plenário Humberto Pellegrini, à Praça dos Três Poderes, entregando a Medalha de Mérito Dr. Júlio Prestes de Albuquerque ao Sindicato Rural de Itapetininga. A homenagem é oriunda de Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Antonio Etson Brun, aprovado por unanimidade. A entrada é franca e todos estão convidados.
Leia MaisO Vereador Uanderson Clayton de Oliveira Moreira está solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga, a manutenção e pintura na estátua do Cristo Redentor localizada na Vila Barth. Segundo Uanderson, que anexou fotos à indicação, a estátua do Cristo encontra-se com pintura toda escura devido à ação do tempo, além de ter sido alvo de pichadores, que deixaram um ar de abandono no local.
Leia MaisA Câmara Municipal de Itapetininga aprovou Moção de Apelo de autoria de todos os vereadores, solicitando à Prefeita Municipal o envio de Projeto de Lei Complementar, a fim de regularizar a remuneração da Hora Atividade em cumprimento à Lei do Piso. A Moção destaca que a Hora Atividade é o tempo remunerado de que disporá o docente, prioritariamente, para participar de atividades pedagógicas, através do trabalho coletivo na escola e/ou em local determinado pela Secretaria Municipal de Educação, para participar de reunião de pais e mestres, e, ainda, para preparação de aula, correção de trabalhos e provas, pesquisas e atendimento aos pais e alunos, lembrando a redação do Parágrafo 1º do at. 15 da Lei compl. 03/98, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Municipal. Usou da palavra, durante a discussão da Moção, a vereadora Denise Franci Martins de Castro, Presidente da Comissão de Educação.
Leia MaisDestacando que a Praça dos Três Poderes de Itapetininga é um dos cartões postais do município, com um grande fluxo de cidadãos, vereador Eduardo Prando enfatizou que é visível a falta de bancos em toda sua extensão, limitando em parte o bem-estar das pessoas que lá frequentam. Por isso, está solicitando à Prefeita Municipal e à Secretaria de Obras e Serviços, a implantação de bancos nessa praça em toda sua extensão e que também sejam reparados os bancos existentes.
Leia MaisEnfatizando a necessidade de se reativar, com extrema urgência, no município, a Unidade de Coleta de Sangue (Banco de Sangue), o vereador Mario Carneiro Neto apresentou requerimento, solicitando à Prefeita Municipal, à Secretaria de Saúde do município e à COLSAN, a reabertura da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue em Itapetininga, minimizando o sofrimento dos pacientes que aguardam bolsa de sangue e estimulando a doação de sangue.
Leia MaisTendo sido procurado por famílias preocupadas com a infraestrutura do Vale San Fernando, o Vereador Milton Nery Neto apresentou requerimento, solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga, informações se já foi feito o planejamento do transporte público pela Empresa de Ônibus Nossa Senhora Aparecida para o itinerário do Residencial Vida Nova Itapetininga- Vale San Fernando; se há planejamento para construção de escola e creche e se já está tudo certo com a infraestrutura para atender aos moradores do Residencial Vida Nova Itapetininga, no Vale San Fernando. O autor destacou que além de rede de esgoto, água encanada e energia elétrica, os moradores necessitam de escola, creche e transporte público.
Leia MaisO Vereador Waldemir de Barros está solicitando à Prefeita Municipal, urgentes providências no sentido de enviar uma unidade da Guarda Civil Municipal para patrulhar em frente e no entorno Da Escola de Educação Infantil Bem Me quer, principalmente nos horários de entrada e saída de segundas aos sábados, para tranquilidade e segurança do Corpo Docente do Educandário, pais de alunos, alunos e moradores da localidade.
Leia MaisConsiderando que os moradores de Vila Apolo estão há anos, reivindicando uma rede coletora de esgoto para solucionar os problemas dos munícipes da localidade, inclusive existindo muitas casas com fossas, o vereador Miguel Arcanjo Máximo de Jesus apresentou requerimento, solicitando à Prefeita Municipal, a implantação de rede coletora de esgotos na Travessa da Rua Cândida Lopes, em Vila Apolo.
Leia MaisChamando atenção para o fato de que a Rua Affonso Gonçalves, no Jardim Bela Vila é uma rua de terra, com enormes buracos e grande movimento de trânsito, tendo também sérios problemas de iluminação, o Vereador Bispo André Luiz Bueno apresentou requerimento, solicitando à Prefeita Municipal, as seguintes informações: 1- Há alguma previsão para pavimentação asfáltica e iluminação da Rua Affonso Gonçalves, no Jardim Bela Vista, visto que outras ruas do Bairro têm recebido reparos? Havendo, qual a previsão e o cronograma para início das obras?
Leia MaisAfirmando que apesar de meritória a Proposta de Emenda Constitucional encaminhada pelo Governo Federal, ela não endereçou adequadamente distorções já existentes no ordenamento jurídico pátrio, o Vereador Antonio Etson Brun apresentou Moção de Apelo ao Presidente do Senado Federal, David Samuel Tobelem, de forma a ser assegurado aos Guardas Municipais, tratamento isonômico das regras previdenciárias com relação às demais categorias da segurança pública.
Leia Mais Na noite desta última quinta-feira foi realizada, pela Câmara Municipal de Itapetininga, importante Audiência Pública destinada a analisar o tema: “Saúde no Município de Itapetininga: Desafios para a Garantia da Oferta Assistencial”. A mesa dos trabalhos foi integrada pelo Presidente do Legislativo- Itamar José Martins , que presidiu o evento; Secretário Municipal de Saúde- Jefferson Brun; Coordenadora de Atenção Básica- Eliana Borges; Coordenadora do PSF- Maria Carolina Bueno; Diretor Técnico do Hospital- Marcio Gimenez; Administradora do Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes- Artemiza Bertolazzi Martins; Médica Veterinária Aline Aparecida Carvalho de Souza- Setor de Controle de Zoonoses; Coordenadora de Ação Psico-Social- Dra. Regina Céli Vieira; Coordenador Administrativo do Pronto Socorro- Luiz Claudio Zanzarini; Coordenadora da DACA- Mirian Akiti, Coordenadora de Atenção Básica-Eliane Borges, Diretora da Vigilância Cristiane Merighi, autoridades, dirigentes de entidades, e os vereadores Itamar José Martins, Dudu Franco, Selma de Freitas Moraes, Sidnei Teixeira Barbosa, Eduardo Prando Mario Carneiro Neto, Uanderson Moreira, Denise Franci M. Castro, Jorge Cândido Ferreira, Marcus Tadeu Quarentei Cardoso, Antônio Carlos Marconi, Milton Nery Neto, Antonio Etson Brun, Waldemir de Barros, Miguel Arcanjo Máximo de Jesus, e Marcos dos Santos Silvério. A Audiência Pública foi realizada a partir de requerimento do Vereador Milton Nery neto
Inicialmente foi apresentado o relatório quadrimestral, com slides e a palavra do Secretário Municipal de Saúde- Jefferson Brun, seguido dos demais integrantes da mesa. Encerrada a apresentação, o Presidente Itamar José Martins franqueou os microfones ao público presente e aos vereadores, para perguntas que foram respondidas pelos integrantes da mesa. Vários questionamentos foram feitos sobre contratação de médicos, centro cirúrgico, oncologia, UPA, atendimento no PS, capacitação para humanização, castração de animais, combate à dengue, atendimento psico-social, SAMU, leitos no Hospital, postos de saúde, etc. Entre as várias informações, foi anunciada a abertura de processo seletivo para a contratação de 22 médicos, com inscrições que serão abertas a partir de 3 de outubro próximo .Foi apresentado relatório de consultas, que atingiram 40 mil no quadrimestre e revelado que o Município responde por 62% da despesa de Saúde, sendo o restante com recursos federais e estaduais.