Destacando que infelizmente moradores próximos à linha férrea vêm sofrendo com o descuido e abandono, e que locais que poderiam ser acesso de veículos acabam sendo tomados por mato alto, acúmulo de lixo e utilizados por usuários de drogas, gerando insegurança em toda população, e que recentemente recebeu denúncia de moradores dessas localidades, que vem sofrendo com a sujeira, mato alto, falta de iluminação e a constante presença de usuários de drogas, o vereador Dudu Franco apresentou requerimento endereçado à Prefeita Municipal, à Secretaria Municipal de Obras, à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, à ALL (América Latina Logística S/A – Malha Sul), à Secretaria Municipal de Segurança Pública e à Polícia Militar, solicitando as seguintes informações e providências: Há possibilidade de limpeza e melhoria de iluminação nesses locais? Há possibilidade de realização e intensificação de operações da Guarda Municipal, com a Polícia Militar, para melhoria na segurança nos locais mencionados? Há possibilidade de estudo técnico para que a passagem em nível seja oficialmente reaberta para passagem de pedestres e veículos nos locais mencionados?
Leia MaisEnfatizando que é constante a reclamação de moradores do Parque da Lagoa e Vila Arruda em relação ao acesso utilizado pelos pedestres sentido centro-bairro, e que no local há presença de usuários de drogas e andarilhos, e lembrando que, por se tratar de uma pequena passagem, além de dificultar o acesso de viaturas e patrulha policial, contribui para que essas pessoas fiquem ‘escondidas’ e com ‘tranquilidade’ para cometer diversos crimes que têm tirado a paz, segurança e dignidade dos moradores e pessoas que utilizam o local, bem como que uma das alternativas seria a intensificação de patrulhas policiais, limpeza e melhoria na iluminação e também estudo técnico para que o local seja o fechamento com muro na Rua Pedro Porto, assim bloqueando essa passagem para fuga para o bairro Vila Arruda, uma vez que é impossível ter acesso por meio de veículo por se tratar de uma bifurcação com a linha de trem, a vereadora Cristiane Cardena apresentou requerimento endereçado à Prefeita Municipal, à Secretaria Municipal de Obras, à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, à Secretaria Municipal de Segurança Pública e à Polícia Militar solicitando as seguintes informações: Há possibilidade de limpeza e melhoria de iluminação no local? Há possibilidade de realização e intensificação de operações da Guarda Municipal, com a Polícia Militar, para melhoria na segurança no local? Há possibilidade de estudo técnico para que a passagem em nível, no referido local, seja oficialmente bloqueada?
Leia MaisTendo sido procurado por moradores a respeito dos terrenos pertencentes à Prefeitura de Itapetininga no Distrito de Rechã, que lembraram que muitos desses terrenos poderão ser usados para instalação de campos de futebol, áreas de lazer, subprefeituras, quadras e outros, o vereador Matheus Ribeiro de Almeida Santos através de requerimento, está solicitando à Prefeita Municipal e aos órgãos competentes informações detalhadas dos terrenos pertencentes à Prefeitura Municipal de Itapetininga no Distrito de Rechã.
Leia MaisDestacando que o Distrito Morro do Alto vem sofrendo com muitos buracos na principal via de acesso e que o Distrito é um dos mais antigos de Itapetininga, que seu pavimento já está deteriorando com muitos buracos causados pelo tempo e pelas chuvas, prejudicando os agricultores da localidade e os munícipes que utilizam diariamente e lembrando que a população também reclama da falta de pavimentação nas ruas, pois em dias chuvosos, fica difícil sair das residências com tanta lama ao redor das suas casas, o vereador Miguel Arcanjo Máximo de Jesus está solicitando à Prefeita Municipal que informe sobre a possibilidade de realizar as manutenções na principal via de acesso do Distrito e também a possibilidade de se pavimentar as ruas que ainda não contam com essa melhoria no Distrito Morro do Alto.
Leia MaisRecordando que temos uma expressiva área rural em nosso Município, e muitas das ligações entre os bairros dependem de acesso através de pontes, o vereador Paulo Vieira está solicitando a reconstrução da chamada Ponte Velha, a primeira ponte construída na cidade de Itapetininga, que era responsável pelo acesso a vários bairros como São Roque, Varginha, Pescadores, Porto Velho, Areião, Vira Copos e muitos outros. O autor destaca que a reconstrução da ponte, ajudará a locomoção de vários munícipes, assim como produtores rurais que dependem do acesso através da mesma, e chama atenção para o fato de que devido a sua estrutura de madeira ser muito antiga, com o passar dos anos foi se deteriorando e chegou a seu limite, não podendo mais ser utilizada. Por isso, apresentou requerimento para que seja enviado ofício à Prefeita Municipal solicitando informações sobre a possibilidade de se reconstruir a Ponte Velha localizada no Bairro Sotemo.
Leia MaisO vereador Eduardo Prando, em requerimento subscrito também pela vereadora Denise Franci Martins de Castro, levando em consideração que foi procurado pelos profissionais da Educação de Itapetininga e que em reunião remota com esses profissionais, os mesmos enfatizaram várias questões relacionadas ao retorno das aulas presenciais, destacou que estão citados no arquivo anexado ao requerimento, os argumentos das profissionais em recomendar a suspensão do retorno das aulas presenciais no município de Itapetininga. Diante disso, nesse requerimento, solicita que seja enviado ofício ao Promotor de Justiça do 3º PJ-Itapetininga com pedido de informações sobre a possibilidade de ser atendida a solicitação dos profissionais da Educação de Itapetininga, em relação a Resolução SME nº 14, devido aos argumentos apresentados no arquivo anexados, recomendando a suspensão do retorno as aulas presenciais no município de Itapetininga.
Leia MaisAfirmando que foi procurado por diversos moradores, que reclamaram do mau atendimento nos Postos de Saúde do município ,sendo que a maioria das reclamações desses munícipes é diante da falta de médicos nas unidades de saúde, o vereador Marcos José Nanini de Oliveira lembrou que entre os reclamantes vários são pacientes do PSF da Vila Arruda, que alegaram que por diversas vezes foram informados por funcionários da unidade, que a mesma está sem médico e apresentou requerimento solicitando à Prefeita e ao Secretário de Saúde, as seguintes informações: Quantos Postos de Saúde existem em funcionamento em Itapetininga? Quais são UBS e quais são PSF? E qual o horário de funcionamento? Como está sendo o funcionamento dos Postos de Saúde da zona urbana e rural, durante a Pandemia? Quantos médicos e demais colaboradores existem em cada posto de saúde? Favor relacionar o quadro de funcionários de cada unidade. Nos Programas Saúde da Família, os Agentes Comunitários deixaram de realizar as visitas domiciliares? Há queixa de moradores alegando que bem antes da Pandemia, os mesmos só ficavam dentro da unidade, especialmente no PSF da Vila Arruda. Como funciona o cronograma de atendimentos? Quantos pacientes os médicos devem atender por dia? Qual a área de abrangência de cada Posto de Saúde?
Leia MaisConsiderando que o Jardim Bela Vista é um dos mais populosos de Itapetininga e lembrando que o asfalto do bairro é antigo e que há muitos pontos danificados por conta do tempo, o vereador José Carlos Felipe de Almeida, através de requerimento está solicitando à Prefeita Municipal a possibilidade da operação tapa-buraco no bairro Jardim Bela Vista.
Leia MaisLembrando das fortes chuvas que têm ocorrido recentemente em nossa cidade e que a Rua Mario Pinto da Silveira na Vila Carvalho, aparenta não ter tubulação que receba a saída de água, o que tem ocasionado grandes transtornos aos moradores da rua, em especial aqueles que têm suas propriedades defronte às esquinas que recebem à correnteza das enxurradas que vem, como por exemplo da Rua Eng. Canuto de Almeida Moura, e tem causado estragos em suas propriedades porque não há saída para água e chamando atenção ainda para o fato de que as redes de esgoto têm sido entupidas com extrema facilidade, o que causa ainda mais transtorno aos moradores por conta do mau cheiro e o risco de contaminações, o vereador Bispo André Luiz Bueno através de requerimento está solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga, as seguintes informações: Não há mesmo tubulação de saída de água na rua acima citada? Em caso de resposta negativa, há algum planejamento da Secretaria de Obras em relação a reparos e construções de tubulação neste trecho da Vila Carvalho? Em caso resposta positiva, alguma equipe pode ser deslocada para o local a fim de detectar e solucionar tal problema que tem impedido a saída água? No caso do esgoto, de quem é a responsabilidade pela verificação do problema e eventual limpeza, da Prefeitura ou da SABESP?
Leia MaisChamando atenção para os buracos abertos nos pavimentos asfálticos e lembrando que o “remendo” feito posterior ao serviço da Companhia não fica com a mesma qualidade do asfalto cortado, a vereadora Catarina Aparecida Nanini Motta lembra também das inúmeras queixas da cor da água que sai das torneiras. Diante dessa situação a autora está solicitando à Prefeita Municipal cópia do contrato vigente de prestação de serviços de água e esgoto em nosso município.
Leia Mais